Auditoria Ambiental –
2016/2017
A Auditoria Ambiental constitui o 2º Passo do Programa Eco-Escolas e tem como
objetivo não só um diagnóstico e levantamento de problemas a resolver, como
também sugerir atividades ou áreas de intervenção prioritárias na escola.
Pretende ainda registar os progressos obtidos.
Como
se procedeu à Auditoria Ambiental, na escola, no presente ano letivo?
Os
diretores de turma aplicaram um inquérito, de braço no ar, aos alunos das respetivas
turmas, 5.º C, 6.º
ano (A, B, D e PCA) e 8.º B,
com questões relativas aos seguintes temas:
1. Resíduos;
2. Energia;
3. Água;
4. Biodiversidade;
5. Alimentação.
Destes
temas, três são designados pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), como
obrigatórios (Resíduos, Água e Energia).
O tema do ano (Alimentação) e o
tema complementar (que não é obrigatório – Biodiversidade)
foram aprovados pelos elementos do Conselho Eco-Escolas, na reunião de 25 de
janeiro de dois mil e dezassete.
As
questões utilizadas são aquelas que constam num modelo sugerido pela ABAE “Guia
de Auditoria Ambiental”
O
inquérito da Auditoria Ambiental teve como base questões relativas ao
comportamento e atitudes dos alunos nas suas casas (inquérito aplicado aos alunos)
e da performance da escola.
Após responder a todas
as questões relacionadas com os diversos temas, na última folha
"Resultados Globais" do documento “Guia de Auditoria Ambiental” aparece o desempenho da Escola em termos percentuais em cada tema
que foi auditado.
Resultado
do quadro síntese das pontuações
As
coordenadoras:
Ruth
Linares
Filomena
Parra
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