terça-feira, 7 de março de 2017

Auditoria Ambiental

Auditoria Ambiental – 2016/2017
A  Auditoria Ambiental constitui o 2º Passo do Programa Eco-Escolas e tem como objetivo não só um diagnóstico e levantamento de problemas a resolver, como também sugerir atividades ou áreas de intervenção prioritárias na escola. Pretende ainda registar os progressos obtidos.

Como se procedeu à Auditoria Ambiental, na escola, no presente ano letivo?

Os diretores de turma aplicaram um inquérito, de braço no ar, aos alunos das respetivas turmas, 5.º C, 6.º ano (A, B, D e PCA) e 8.º B, com questões relativas aos seguintes temas:
1.    Resíduos;
2.    Energia;
3.    Água;
4.    Biodiversidade;
5.    Alimentação.

Destes temas, três são designados pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), como obrigatórios (Resíduos, Água e Energia). O tema do ano (Alimentação) e o tema complementar (que não é obrigatório – Biodiversidade) foram aprovados pelos elementos do Conselho Eco-Escolas, na reunião de 25 de janeiro de dois mil e dezassete.
As questões utilizadas são aquelas que constam num modelo sugerido pela ABAE “Guia de Auditoria Ambiental”

O inquérito da Auditoria Ambiental teve como base questões relativas ao comportamento e atitudes dos alunos nas suas casas (inquérito aplicado aos alunos) e da performance da escola.
Após responder a todas as questões relacionadas com os diversos temas, na última folha "Resultados Globais" do documento “Guia de Auditoria Ambiental” aparece o desempenho da Escola em termos percentuais em cada tema que foi auditado. 


Resultado do quadro síntese das pontuações


As coordenadoras:
Ruth Linares
Filomena Parra

Nenhum comentário:

Postar um comentário