quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

ROTA DA CIDADANIA E DA FLORESTA


Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena
Programa Eco-Escolas

ROTA DA CIDADANIA E DA FLORESTA

No dia 6 de dezembro de 2018 recebemos na nossa escola um grupo de alunos do pré-escolar e do 1º ciclo de Alcainça, no âmbito do projeto “Rota da Cidadania e da Floresta”, na sequência de um desafio lançado pelo Projeto Eco Escolas, da Associação Bandeira Azul, a todos os Municípios.
Esta atividade pretende constituir-se numa ação catalisadora de sinergias entre as escolas e os Municípios que a ela aderiram.

Os alunos visitantes que vieram de transporte público, foram recebidos com um lanchinho em que esteve presente um elemento da Direção da nossa escola, professora Paula Belmonte, pela  equipa do Eco-Escola e pela professora bibliotecária, Dália Santos, que deram as boas vindas aos alunos e professoras acompanhantes.


Na biblioteca, a professora Dália Santos leu o conto “O Jardim Curioso” de Peter Brown, conto esse que relata a transformação de um ambiente degradado num jardim. Este momento contou com a presença de alguns alunos do 9º C e 9.º E, que acompanharam os nossos visitantes e participaram nesta atividade.

Seguidamente realizou-se a cerimónia de passagem dos testemunhos, um pergaminho, uma pá e uma bandeira verde, que pretendem incentivar à prática de uma cidadania participativa e colaborativa, mobilizar para a procura e propostas de soluções para a qualidade ambiental da escola e do Município.

Posteriormente, os alunos visitantes dividiram-se em equipas e participaram num quizz sobre boas práticas ecológicas através da ferramenta Kahoot, com a colaboração de alunos da nossa escola.

No dia 10 de dezembro foi a nossa vez de ir passar o testemunho à Escola Básica do 1º ciclo da Malveira. Fomos recebidos no ginásio pelos alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo e respetivas educadoras e professoras. Dois representantes de cada sala foram colando na parede nuvens com eco-códigos. Os nossos alunos do 9º E explicaram o simbolismo da aplicação que foi feita na bandeira verde e entregaram a mesma a alunos do 4º ano, assim como a pá e o pergaminho com boas práticas ecológicas. Os nossos alunos gostaram bastante desta atividade com os mais pequenos e todos esperamos que estas intenções ecológicas sejam postas em prática todos os dias

A Equipa Eco-Escolas:
                                                                                                              Ruth Linares
Susana Prazeres
Filomena Parra
Luísa Ramos


Nenhum comentário:

Postar um comentário